João Pessoa

2020: “PSB só teria a ganhar”, diz Siqueira sobre Gervásio

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que apoiaria com entusiasmo uma eventual candidatura do deputado federal Gervásio Maia à prefeitura de João Pessoa no próximo ano.

Questionado pelo blog sobre 2020, Siqueira afirmou que o PSB teria muito a ganhar caso escolhesse o parlamentar como candidato. “Eu acho sinceramente um grande nome, apoiaria com entusiasmo a ideia de Gervásio ser candidato”, avaliou.

Apesar do PSB ter uma posição contrária sobre a reforma da Previdência, enxergas naturalmente a tentativa do governador João Azevêdo de tentar incluir os estados no texto?

Ele nunca me falou isso, mas os governadores, não só ele [João Azevêdo], gostariam que já tivessem os estados incluídos, mas isso é uma opinião deles. A opinião de governo é de governo e eles tem suas conveniências governamentais. A opinião do partido é do partido. Você veja que no governo do PT, o PT teve posições contrárias a Dilma. E também somos assim. Acho que os estados não serão incluídos, mas o mais importante para o PSB é examinar um texto real e as implicações da nova legislação se for aprovada, o que terá de efeito para população, sobretudo os mais vulneráveis, os mais pobres e a classe média. O que restou é muito ruim ainda. É impossível o PSB ficar favorável. A dúvida é saber se vamos fechar questão, mas jamais seremos favoráveis. Os nossos compromissos históricos não permitem ficar contra a população. Impossível fazer com que aprove uma legislação previdenciária tão dura, duríssima, com as pessoas menos favorecidas e classe média e, no entanto, dentro do texto da própria reforma você isenta 800 bilhões para o empresariado do agronegócio. É um tratamento totalmente desproporcional e não indica nada daquilo que a propaganda do governo que é de combater privilégios. Pelo contrário, ela consolida alguns privilégios inaceitáveis e distribui entre os mais pobres a conta para pagar 80% desse quase 1 trilhão de reais que se pretende economizar.

Após seis meses de governo de João Azevêdo na Paraíba, daria para traçar alguma diferença entre ele e o ex-governador Ricardo Coutinho? 

Não sei a pessoa mais indicada para fazer isso, sinceramente tenho observado a distância. Suponho que o governo dele é um governo de continuidade, afinal de contas ele participou do anterior e foi eleito com essa, digamos assim, promessa de dar continuidade a oito anos de governo muito bem sucedidos do governador Ricardo Coutinho. Esperamos que seja, digamos assim, a vontade política dele. Ele é fruto desse conjunto de forças políticas que o elegeram através do PSB pela população da Paraíba, sob a liderança inconteste e maior liderança do estado, que é o ex-governador Ricardo Coutinho.

O ex-governador Ricardo Coutinho sinalizou sobre a intenção de se candidatar a prefeito em 2020?

Falou, mas não deu nenhuma definição. Disse que certamente o PSB terá candidatura em João Pessoa, mas não há uma definição de nomes.

O nome do deputado federal Gervásio Maia chegou a ser ventilado como alternativa para 2020. O partido perderia um nome importante na Câmara…

Na verdade não é perder. Quando você sai de uma função importante como deputado federal para governar uma capital como é João Pessoa de certa maneira você está cedendo um quadro para dar continuidade à políticas ou implantar políticas do nosso programa partidário. Eu acho sinceramente um grande nome, apoiaria com entusiasmo a ideia de Gervásio ser candidato. Conheci ele ainda durante a campanha, mas tenho ótima impressão, acho que seria de grande valia para o partido ter uma candidatura de um candidato relativamente jovem, preparado, experiente politicamente, e acho que o partido teria muito a ganhar se decidisse escolher ele como candidato a prefeito de João Pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: